quarta-feira, 2 de junho de 2010

Romeo e Julieta



Direção: Baz Luhrmann
Guião: William Shakespeare (peça teatral), Craig Pearce (roteiro), Baz Luhrmann (roteiro)
Género: Drama/Romance
Origem: Estados Unidos
Duração: 120 minutos

Um dos filmes da minha infância, retratado numa versão contemporânea, com uma banda sonora completamente pop que contrasta com os diálogos algo "vintage", em verso.

Nesta versão para os dias de hoje da peça mais conheçida de Shakespeare o cenário é Verona Beach. Os Capuleto e os Montéquio, duas famílias que sempre se odiaram, estão em guerra desde sempre, mas isto não impede que Romeu, um Montéquio, se apaixone pela bela Julieta, uma Capuleto. Entretanto, uma apresentadora de televisão anuncia que este amor profundo acabará gerando trágicas consequênciais, em virtude desta insana rivalidade familiar.

Baz Luhrmann, com seu Romeu + Julieta (1996) e a sua banda sonora, atraiu para os cinemas um público bastante jovem. Mais obscura que a versão de Zeffirelli, o filme foca-se na "sociedade grosseira, violenta e superficial" da Verona Beach e Sycamore Grove. Leonardo DiCaprio interpreta Romeu, e Claire Danes Julieta, que foi elogiada pelos críticos por ter retratado com sabedoria a personagem, tendo em conta a sua pouca experiência em cinema (na altura), além de ter sido aclamada como "a primeira Julieta do cinema cujos discursos soaram de maneira espontânea".

Have Fun Watching, Lewis.